Serviço Voluntário Europeu

SVE – O que é?

O Serviço Voluntário Europeu (SVE) destina-se a jovens dos 17 aos 30 anos. Os jovens podem, sem custos, desenvolver uma ação de voluntariado num país diferente do seu país de residência, no âmbito do Programa Erasmus +, num período que pode ir de duas semanas a dois meses (projetos de curta duração) ou entre dois e 10 meses (projetos de longa duração).
O SVE promove a cidadania ativa, o apoio comunitário, a solidariedade, a gratuidade e a partilha constante de saberes e culturas, favorecendo a compreensão mútua entre jovens. A atividade do voluntário não é remunerada, não tem fins lucrativos e é desempenhada a tempo inteiro. Ao voluntário é assegurado: viagens; alojamento e subsistência; seguro; apoio linguístico; formação durante o projeto.
O Serviço Voluntário Europeu (SVE) é uma das vertentes do anterior Programa Juventude em Ação da União Europeia (2007-2013) e atual Programa ERASMUS +. Qualquer organização de um País Participante do Programa (Estados-Membros da UE, Croácia, Islândia, Liechtenstein, Noruega, Suíça e Turquia), de um país do Sudeste Europeu ou de um país da Europa Oriental e Cáucaso, que pretenda enviar ou acolher voluntários do SVE ou coordenar um projeto de SVE, deverá ser acreditada. Existem cerca de 5000 entidades acreditadas em toda a Europa, sendo a AEVA uma delas.

O SVE já comemora, em 2016, 20 anos de experiências! Mais de 100.000 voluntários já passaram por este programa!
Como escolher uma atividade de voluntariado?

É essencial escolher uma atividade de voluntariado que corresponda às tuas competências, interesses e disponibilidade. O voluntariado é uma experiência enriquecedora e inesquecível, mas é importante fazer uma boa escolha. Assim, começa por questionar sobre:
· quais os meus objetivos e expectativas?
· quanto tempo tenho disponível?
· que tipo de trabalho gostaria de fazer?
· que competências tenho para oferecer?
Um projeto do SVE pode realizar-se em áreas bastante variadas, tais como cultura, juventude, desporto, serviço social, proteção civil, ambiente, cooperação para o desenvolvimento, etc.

 

Com quem posso tratar para fazer voluntariado num país da Europa?

A AEVA (Associação para Educação e Valorização da Região de Aveiro), através da marca SERVIR, é uma das entidades em Portugal acreditada enquanto organização de envio de jovens voluntários portugueses para um país europeu.
A AEVA promove reuniões preparatórias e acompanha o voluntário ao longo de todo o processo.

Candidata-te! Envia um email para: servir@aeva.eu

Folheto SVE – AEVA
Encontra-se aqui a divulgação de algumas ofertas noutros países europeus. A AEVA/SERVIR apoia na procura de outras oportunidades.