Stefania Fazio na 1ª pessoa

Uma experiência de partilha

As atividades de voluntariado têm sido uma experiência positiva para mim. Espero que esteja também a ser uma experiência positiva para as pessoas com quem tenho partilhado o meu tempo. Estou a referir-me aos vários alunos a quem tenho ensinado a língua italiana.

Alguns deles vão partir em estágio para Itália brevemente! Pessoalmente, tem sido uma oportunidade para colocar em prática parte da minha formação prévia, tendo a sorte de o fazer entre jovens portugueses e, desta forma, aprender também com eles sobre a cultura e os costumes de Portugal. É uma verdadeira experiência de partilha, sentindo-me útil! 

Há também aulas de italiano para grupos de adultos, alguns deles já com conhecimento anterior da língua, com um gosto especial em praticar o italiano e aprender sempre mais. Tem sido um espaço de grande valorização da interculturalidade! 

Para além das aulas de italiano, também tenho colaborado com alunos da Escola no projeto da Horta. É um belo projeto, através do qual podemos apreciar as coisas simples, desenvolver o contacto com a natureza e usar os nossos cinco sentidos para aprender! 

Do Voluntariado na AEVA também faz parte o “estar”, tomar as refeições na cantina, participar em atividades várias, sentir-se também no papel de estudante (nas aulas de português onde participo), conhecer e aprender algo novo todos os dias. Estou grata por estas oportunidades!

Stefania Fazio

Voluntária italiana ao abrigo do programa SVE (Serviço Voluntário Europeu)

 

SERVIR - Voluntariado!

 

Fale connosco!

Email: servir@aeva.eu

 

 

 

Morada

Escola Profissional de Aveiro

Rua Dr. Francisco Ferreira Neves
Apartado 567 – Barrocas
3800-351 Aveiro