Serviço Voluntário Europeu: os nossos voluntários em formação

Os nossos voluntários, presentes na Escola Profissional de Aveiro no âmbito do Programa SVE Erasmus +, realizaram a sua formação intermédia, a qual se revelou bastante enriquecedora para os que nela participaram.

Gostei bastante da formação intermédia por diversas razões: os formadores, novos, muito bem preparados e capazes de gerir tudo, desde os assuntos discutidos – gostei principalmente das diferenças entre ‘crise’ e conflito’ e estratégias a adotar, tendo suscitado perspetivas muito interessantes – à metodologia utilizada; a importância dada a cada um dos participantes, os quais foram desafiados a criar breves workshops de vinte minutos – também esta atividade despoletou partilhas de ideias e conhecimentos bastante interessantes sobre a mobilidade dos jovens na Europa e de projetos futuros semelhantes. Foram igualmente muito bons a comida, o alojamento e outros aspetos logísticos. Viseu é uma cidade muito acolhedora, limpa e muito bonita!

Antonietta Piccino

De 23 a 26 de janeiro, participei numa formação intermédia em Viseu. Para ser sincero, devido à experiência que tinha tido na formação inicial (quando cheguei a Portugal), fui para Viseu com bastante receio, desconforto e sem motivação, mas estes sentimentos foram-se alterando ao longo da primeira sessão, pois comecei a conhecer outros voluntários e formadores. Os formadores eram muito jovens e profissionais, e relacionaram-se muito bem, não apenas connosco, mas também entre si. Eram rígidos na medida em que queriam que trabalhássemos e concluíssemos as tarefas, o que, na minha opinião, é muito bom. Conheci igualmente muitas pessoas simpáticas, pelo que estou ansiosa por poder visitá-las durante o meu período de voluntariado. Devo dizer também que aquela cidade nos acolheu muito bem, com uma pequena lembrança para cada um, o que é um gesto muito bonito, pois as pessoas sentem-se, desde logo, bem-vindas. Quero igualmente destacar que o alojamento foi fantástico, muito acolhedor e confortável, as refeições estavam muito boas e saborosas e a equipa muito simpática e prestável.

Dorotea Golubic

Eu gostei bastante desta formação. Tudo esteve ótimo: o alojamento, a comida, as atividades e os assuntos abordados, especialmente os formadores, os quais dominavam bastante bem os assuntos, pelo que muito interessante escutá-los. Por este motivo, penso que o sucesso de uma formação depende em muito de quem a executa e das atividades que desenvolvem. Pudemos voltar a encontrar alguns voluntários da formação de Guimarães mas também conhecer outros. Viseu é uma cidade bonita, com muito mais para conhecer, incluindo a vida noturna.

Samuel Kresser

Eu gostei muito da minha formação em Braga. Foi uma experiência muito enriquecedora onde aprendi diferentes ferramentas úteis para o meu desenvolvimento pessoal e para o meu projeto.

Também tive a possibilidade de visitar a cidade de Braga, que é muito bonita, e conhecer pessoas muito diferentes e muito simpáticas.

Jesús Sagrario Benito